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Em uma categoria repleta de modelos desportivos de 400cc, a Kawasaki apresenta um modelo supersport revolucionário. A Ninja ZX-4R monta um motor com quatro cilindros em linha de 399cc com desempenho líder na categoria em um chassi compacto com proporções essencialmente iguais às da Ninja ZX-25R. Na pista ou na rua, experimentar o prazer da potência sem precedentes da Ninja ZX-4R, o som inebriante em altas rotações e seu manuseio preciso e ágil certamente despertarão a super esportividade adormecida dentro de você.
A embreagem Assistida & Deslizante foi desenvolvida com o feedback das atividades de corrida.
A embreagem usa dois tipos de cames (um assistido e outro deslizante), oferecendo duas novas funções não disponíveis em uma embreagem padrão.
Quando o motor está funcionando em rotação normal, o came assistido funciona como um mecanismo servo assistido, empurrando o cubo da embreagem e as placas em conjunto para comprimir os separadores.
Isso permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando em um acionamento mais leve do manete da embreagem.
Quando um freio motor excessivo ocorre do resultado de várias redu̧ões de marcha (ou uma redução acidental) – O came de deslizamento entra em ação, forçando a separação entre o cubo da embreagem e os separadores. Isto faz com que a pressão nos separadores seja aliviada e reduz o freio motor, ajudando a evitar que a roda traseira derrape ou fique quicando.
Essa funcão é particularmente útil ao pilotar de maneira esportiva.
Usando um controle eletrônico de alta precisão para o gerenciamento de motor, os modelos Kawasaki podem atingir um alto nível de eficiência de combustível.
No entanto, o consumo de combustível é altamente afetado pelo uso do acelerador, pela marcha engatada e outros elementos sob o controle do piloto.
O indicador de pilotagem econômica é uma função que indica quando a atual condição de pilotagem está consumindo uma baixa quantidade de combustível.
O sistema monitora continuamente o consumo de combustível, independente da velocidade da motocicleta, da rotação do motor, posição do acelerador e outras condições da pilotagem.
Quando o consumo de combustível é baixo para uma certa velocidade (por ex. quando a eficiência de combustível é alta), uma marca "ECO" aparece no painel de instrumentos.
Ao pilotar de modo em que marca "ECO" permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido.
Enquanto a velocidade da motocicleta e a rotação do motor de maneira efetiva pode variar de acordo com o modelo da motocicleta, prestar atenção nas condições que ativam a marca "ECO" podem ajuar o piloto a melhorar a eficiência de combustível - um método útil para aumentar a autonomia da motocicleta.
Além disso, manter o consumo de combustível baixo ajuda a minimizar o impacto negativo no meio ambiente.
O sistema de atuação de aceleração totalmente eletrônico Kawasaki permite que a ECU controle o volume tanto de combustível (pelos injetores) quanto o de ar (pelas válvulas de aceleração) que são entregues ao motor.
A posição da válvula do acelerador e a injeção de combustível ideal resultam numa resposta suave e natural do motor.
O sistema também contribui significativamente para uma redução nas emissões.
As válvulas de aceleração eletrônicas também permitem um controle mais preciso dos sistemas de gerenciamento eletrônicos como o S-KTRC e KTRC, e permitem a implementação de sistemas eletrônicos como o KLCM, o sistema de controle de freio-motor e o cruise control eletrônico.
Projetado para ajudar os pilotos a maximizar sua aceleração nos circuitos ao permitir a troca de marcha sem o uso da embreagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS detecta que o pedal do câmbio foi acionado e manda um sinal para a ECU para cortar a ignição em milesimos de segundo, para que a próxima marcha possa ser engatada sem o uso da embreagem.
Dependendo dos ajustes da ECU (ou quando o kit de ECU de competição é utilizado), as reduções de marcha sem embreagem também são possíveis.
A Ninja ZX-6R possui KQS para cima. Já os modelos NInja ZX-10R e Versys 1000 Grand Tourer possuem o KQS tanto para cima quanto para baixo.
KTRC, o controle de tração avançado da Kawasaki oferece tanto uma performance esportiva quanto a tranquilidade para atravessar superfícies ecorregadias com confiança.
Múltiplos modos selecionáveis (a quantidade de modos varia de acordo com o modelo) oferecem progressivamente níveis maiores de intrusão para se ajustar as condições de pilotagem e preferência do piloto.
Modos menos intrusívos mantém uma ótima tração durante as curvas.
Designado com a condução mais esportiva em mente, eles facilitam a aceleração ao sair de curvas por maximizar o impulso da motocicleta para a frente a partir da roda traseira.
Devido ao sofisticado software Kawasaki que baseia sua análise dinâmica na orientação do chassi em relação a superfície da pista (ao invés de relacionado ao plano horizontal), é possível levar em consideração o angulo de inclinação, gradiente, etc, e se adaptar de acordo com as necessidades.
Nos modos mais intrusívos (e para alguns modelos, em qualquer modo), quando a derrapagem excessiva é detectada, a potência do motor é reduzida para que a aderência seja reestabelecida, efetivamente permitindo que os pilotos atravessem bem terrenos curtos e escorregadios (trilhos de trêm ou bocas de bueiros) e extensos trechos de pavimento ruins (pavimentos molhados, cascalho, etc) com confiança.
Modelos equipados com IMU incorporam o feedback obtido pela orientação do chassis para oferecer um gerenciamento ainda mais preciso.
Os modelos equipados com múltiplos modos de potência oferecem aos pilotos uma seleção de fácil escolha de potência de motor para se adquear as condições de pilotagem ou a preferência do piloto.
Além do modo de potêncial total, é providenciado um (Low-Baixo) ou dois (Middle-Médio, Low-Baixo) modos alternativos na qual a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave.
MOTOR & TRANSMISSÃO | |
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Potência máxima | 77 cv a 14.500 rpm |
Potência máxima com Ram Air | 80 cv a 14.500 rpm |
Torque máximo | 4,0 kgfm a 13.000 rpm |
Tipo de motor | Quatro cilindros em linha com refrigeração líquida, 4 tempos |
Cilindrada | 399 cc |
Diâmetro x curso | 57,0 x 39,1 mm |
Taxa de compressão | 12,3:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 16 válvulas |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica ø34 mm x 4 |
Ignição | Digital |
Partida | Elétrica |
Lubrificação | Lubrificação forçada com cárter úmido |
Transmissão | 6 velocidades, retorno |
Relação de redução primária | 2,029 (69/34) |
Relações de marcha: 1a | 2,929 (41/14) |
Relações de marcha: 2a | 2,056 (37/18) |
Relações de marcha: 3a | 1,619 (34/21) |
Relações de marcha: 4a | 1,333 (32/24) |
Relações de marcha: 5a | 1,154 (30/26) |
Relações de marcha: 6a | 1,037 (28/27) |
Relação de redução final | 3,429 (48/14) |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo, manual |
Sistema de acionamento | Corrente |
QUADRO | |
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Tipo quadro | Treliça, aço de alta resistência |
Suspensão, Dianteira | Garfo invertido de ø37 mm (SFF-BP) com ajuste de pré-carga da mola e molas top-out |
Suspensão, Traseira | Amortecedor horizontal Back-link carregado a gás com ajuste de pré-carga da mola |
Curso da roda, Dianteiro | 120 mm |
Curso da roda, Traseiro | 112 mm |
Caster (rake) | 23.5° |
Trail | 97 mm |
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 35° / 35° |
Pneu, Dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu, Traseiro | 160/60ZR17M/C (69W) |
Freio, Dianteiro | Disco duplo semi-flutuante de ø290 mm |
Pinça, Dianteira | Montagem radial dupla, monobloco, 4 pistões opostos |
Freio, Traseiro | ø220 mm disc |
Pinça, Traseira | Pistão simples |
DIMENSÕES | |
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Dimensões (CxLxA) | 1.990 x 765 x 1.110 mm |
Entre eixos | 1.380 mm |
Altura mínima do solo | 135 mm |
Altura do assento | 800 mm |
Peso em ordem de marcha** | 190 kg |
Capacidade do tanque | 15 litros |
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