Representando as superesportivas de médio porte, a recente Ninja ZX-6R possui um potente motor de 636 cc, tecnologia avançada e um chassis com ... + Leia mais
Representando as superesportivas de médio porte, a recente Ninja ZX-6R possui um potente motor de 636 cc, tecnologia avançada e um chassis com novo design. O “636” foi otimizado para estradas e pistas, oferecendo uma emocionante experiência em diversas situações de pilotagem.
A embreagem Assistida & Deslizante foi desenvolvida com o feedback das atividades de corrida. A embreagem usa dois tipos de cames (um assistido e outro deslizante), oferecendo duas novas funções não disponíveis em uma embreagem padrão.
Quando o motor está funcionando em rotação normal, o came assistido funciona como um mecanismo servo assistido, empurrando o cubo da embreagem e as placas em conjunto para comprimir os separadores. Isso permite que a carga total da mola da embreagem seja reduzida, resultando em um acionamento mais leve do manete da embreagem.
Quando um freio motor excessivo ocorre do resultado de várias redu̧ões de marcha (ou uma redução acidental) – O came de deslizamento entra em ação, forçando a separação entre o cubo da embreagem e os separadores. Isto faz com que a pressão nos separadores seja aliviada e reduz o freio motor, ajudando a evitar que a roda traseira derrape ou fique quicando. Essa funcão é particularmente útil ao pilotar de maneira esportiva.
VÁLVULAS DE ACELERAÇÃO DUPLA - As motocicletas esportivas de úlima geração frequentemente utilizam corpos de aceleração de grande diâmetro para gerar níveis mais altos de potência. No entanto, com um diâmetro maior, a resposta do torque pode ser forte demais ao abrir o acelerador. A tecnologia das válvulas de aceleração dupla foi desenvolvida para suavizar a resposta do motor enquanto contribui para o desempenho.
Nos modelos com valvulas de aceleração dupla, existem 2 válvulas por cilindro: Acrescentado às válvulas principais, na qual estão fisicamente ligadas ao manete de aceleração e controlados pelo piloto, um segundo conjunto de válvulas, aberto e fechados pela ECU, regula com precisão o fluxo de ar na admissão para garantir uma resposta linear e natural. Com o ar passando pelos corpos de aceleração de maneira suave, a eficiência da combustão e a potência são aumentadas.
Usando um controle eletrônico de alta precisão para o gerenciamento de motor, os modelos Kawasaki podem atingir um alto nível de eficiência de combustível. No entanto, o consumo de combustível é altamente afetado pelo uso do acelerador, pela marcha engatada e outros elementos sob o controle do piloto. O indicador de pilotagem econômica é uma função que indica quando a atual condição de pilotagem está consumindo uma baixa quantidade de combustível. O sistema monitora continuamente o consumo de combustível, independente da velocidade da motocicleta, da rotação do motor, posição do acelerador e outras condições da pilotagem. Quando o consumo de combustível é baixo para uma certa velocidade (por ex. quando a eficiência de combustível é alta), uma marca "ECO" aparece no painel de instrumentos. Ao pilotar de modo em que marca "ECO" permaneça acesa, o consumo de combustível pode ser reduzido.
Enquanto a velocidade da motocicleta e a rotação do motor de maneira efetiva pode variar de acordo com o modelo da motocicleta, prestar atenção nas condições que ativam a marca "ECO" podem ajuar o piloto a melhorar a eficiência de combustível - um método útil para aumentar a autonomia da motocicleta. Além disso, manter o consumo de combustível baixo ajuda a minimizar o impacto negativo no meio ambiente.
Desenhado para ajudar os pilotos a maximizar sua aceleração nos circuitos ao permitir a troca de marcha para cima sem o uso da embreagem com o acelerador totalmente aberto, o KQS detecta que o manete de embreagem foi acionado e manda um sinal para a ECU para cortar a ignição para que a próxima marcha possa ser engatada sem o uso da embreagem. Dependendo dos ajustes da ECU (ou quando o kit de ECU de competição é utilizado), as reduções de marcha sem embreagem também são possíveis.
KTRC, o controle de tração avançado da Kawasaki oferece tanto uma performance esportiva quanto a tranquilidade para atravessar superfícies ecorregadias com confiança. Múltiplos modos selecionáveis (a quantidade de modos varia de acordo com o modelo) oferecem progressivamente níveis maiores de intrusão para se ajustar as condições de pilotagem e preferência do piloto.
Modos menos intrusívos mantém uma ótima tração durante a curva. Designado com a condução mais esportiva em mente, eles facilitam a aceleração ao sair da curva por maximizar o impulso da motocicleta para a frente a partir da roda traseira. Devido ao sofisticado software Kawasaki que baseia sua análise dinâmica na orientação do chassi em relação a superfície da pista (ao invés de relacionado ao plano horizontal), é possível levar em consideração a curvatura do canto, gradiente, etc, e se adaptar de acordo com as necessidades.
Nos modos mais intrusívos (e para alguns modelos, em qualquer modo), quando a derrapagem excessiva é detectada, a potência do motor é reduzida para que a aderência seja reestabelecida, efetivamente permitindo que os pilotos atravessem bem terrenos curtos e escorregadios (trilhos de trêm ou bocas de bueiros) e extensos trechos de pavimento ruins (pavimentos molhados, cascalho, etc) com confiança.
Modelos equipados com IMU incorporam o feedback obtido pela orientação do chassis para oferecer um gerenciamento ainda mais preciso.
Os modelos equipados com múltiplos modos de potência oferecem aos pilotos uma seleção de fácil escolha de potência de motor para se adquear as condições de pilotagem ou a preferência do piloto. Além do modo de potêncial total, é providenciado um (Low-Baixo) ou dois (Middle-Médio, Low-Baixo) modos alternativos na qual a potência máxima é limitada e a resposta do acelerador é mais suave.
MOTOR | |
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Potência máxima | 130 cv / 13.500 rpm / Com RAM Air: 136 cv / 13.500 rpm |
Torque máximo | 7.2 kgf.m / 11.000 rpm |
Tipo de motor | 4 tempos, 4 cilindros em linha, refrigeração líquida |
Cilindrada | 636 cc |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica |
Ignição | Digital |
Partida | Elétrica |
Lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido com óleo refrigerado) |
Transmissão | 6 velocidades |
Embreagem | Multidisco em banho de óleo |
Sistema de acionamento | Corrente de transmissão |
DIMENSÕES | |
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Altura mínima do solo | 130 mm |
Peso em ordem de marcha** | 196 kg |
Capacidade do tanque | 17 Litros |
QUADRO | |
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Tipo quadro | Perimetral em alumínio |
Suspensão, Dianteira | garfo telescópico invertido de 41mm |
Suspensão, Traseira | balança Uni Trak |
Curso da roda, Dianteiro | 120mm |
Curso da roda, Traseiro | 151mm |
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 120mm |
Pneu, Dianteiro | 120/70ZR17M/C (58W) |
Pneu, Traseiro | 180/55ZR17M/C (73W) |
Freio, Dianteiro | disco duplo de 310mm em formato de margarida |
Pinça, Dianteira | dupla de fixação radial com 4 pistões opostos |
Freio, Traseiro | disco simples de 220mm em formato de margarida |
Pinça, Traseira | simples de furo com pino deslizante, pistão de alumínio |
Comprimento total | 2.025 mm |
Largura total | 710 mm |
Altura total | 1.100 mm |
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