Criada para ser uma verdadeira supernaked, a Kawasaki Z400 traz elementos compartilhados com a Ninja 400 e que reforçam aspectos característicos ... + Leia mais
Criada para ser uma verdadeira supernaked, a Kawasaki Z400 traz elementos compartilhados com a Ninja 400 e que reforçam aspectos característicos dos modelos de maior cilindrada da Linha Z, como leveza, agilidade e, claro, esportividade.
O novo motor da Z400 entrega um desempenho significativamente melhor em comparação com o antecessor: potência máxima de 48 cv a 10.000 rpm e torque máximo de 3.9 kgf.m a 8.000 rpm contra 39 cv a 11.000 rpm e 2,8 kgf.m a 10.000 rpm da Z300. Para alcançar este resultado houve mudanças no design do propulsor, incluindo nova admissão de ar, e inúmeros outros esforços para a redução de peso, apesar da capacidade cúbica maior.
As relações de marcha mais próximas promovem trocas suaves.
Embreagem assistida deslizante mais compacta (de 139 mm para 125 mm) oferece 20% menos esforço ao acionar o manete de embreagem.
A embreagem assistida deslizante foi desenvolvida com base na experiência em competições. Ela utiliza dois tipos de cames (um de assistência e um deslizante), oferecendo duas funções não disponíveis em uma embreagem padrão
Quando o motor está acelerando normalmente a embreagem funciona com assistência; já quando ocorrer freio-motor excessivo como resultado de reduções de marcha rápidas o efeito deslizante entra em ação, evitando que a roda traseira sofra solavancos.
A Z400 possui um quadro de treliça semelhante ao design utilizado no chassi da Ninja H2. A avançada análise de rigidez dinâmica da Kawasaki foi utilizada para garantir a rigidez ideal e o baixo peso. O motor é montado de forma rígida e usado como um membro estrutural.
O disco dianteiro semi-flutuante maior (310 mm) tem o mesmo tamanho do utilizado na Z1000.
Recém-projetado, o cilindro mestre do freio dianteiro ajuda a eliminar o curso morto, contribuindo para o controle.
Na traseira, o disco de 220 mm é acionado por uma pinça com dois pistões maiores (de 25,4 mm para 27 mm).
A Z400 é equipada com a mais recente unidade de controle ABS da Nissin. Desenvolvida especialmente para motocicletas, oferece precisão e é a mais compacta e leve disponível.
Rodas de cinco pontas semelhantes às da Z650 contribuem para o baixo peso, enquanto a rigidez lateral otimizada beneficia o manuseio, aumentando a estabilidade nas curvas.
Pneus radiais na Z400 oferecem leveza, excelente aderência e colaboram para o manejo ágil e o conforto na pilotagem. Além disso, o pneu traseiro de 150 mm contribui para o design mais imponente.
A Z400 foi projetada para acomodar confortavelmente uma ampla gama de pilotos de tamanho e estilos de condução diferentes. A posição de pilotagem relativamente ereta e o guidão mais largo colocam o motociclista na posição ideal para um controle mais ativo da motocicleta, proporcionando uma condução dinâmica e desportiva.
A Z400 combina o estilo agressivo da Z650 com o design mais robusto para criar uma impressão marcante, ágil e masculina. O visual "musculoso" e "atlético" reflete o aprimoramento da performance [enquanto forma um design fluido que parece "flutuar" acima do motor. Tal como outros modelos da Linha Z, os elementos de design Sugomi conferem uma silhueta instantaneamente reconhecível como uma supernaked da Kawasaki.
O assento dianteiro pode ser facilmente removido puxando um cabo localizado sob o banco traseiro, facilitando o acesso à bateria.
O espaço de armazenamento sob o banco tem dois níveis para um uso mais eficiente do local, suficientemente grande para acomodar uma trava de segurança em "U".
Pontos de fixação nos suportes de pedaleira traseiros e na parte de baixo da rabeta facilitam a amarração da bagagem.
MOTOR | |
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Tipo | 2 cilindros parelelos, DOHC, 8 válvulas, arrefecido a líquido |
Cilindrada | 399 cm3 |
Diâmetro x curso | 70,0 x 51,8 mm |
Taxa de compressão | 11,5:1 |
Sistema de válvulas | DOHC, 4 válvulas |
Sistema de combustível | Injeção eletrônica (32 mm x 2) |
Ignição | Digital |
Partida | Partida elétrica |
Lubrificação | Lubrificação forçada (cárter úmido) |
CHASSI | |
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Tipo | Treliça, aço de alta resistência |
Curso da roda: Dianteiro | 120 mm |
Curso da roda: Traseiro | 130 mm |
Pneu: Dianteiro | 110/70R17 M/C 54H |
Pneu: Traseiro | 150/60R17 M/C 66H |
Caster (rake) | 24,5° |
Trail | 92 mm |
Ângulo de esterçamento (Esq/Dir) | 35° / 35° |
DIMENSÕES | |
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Comprimento total | 1.990 mm |
Largura total | 800 mm |
Altura total | 1.055 mm |
Entre eixos | 1.370 mm |
Altura mínima do solo | 145 mm |
Altura do assento | 785 mm |
Peso em ordem de marcha | 167 kg |
Capacidade do tanque | 14 litros |
TRANSMISSÃO | |
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Transmissão | 6 velocidades |
Sistema de acionamento | Corrente |
Relação de redução primária | 2.219 |
Relações de marcha: 1a | 2,929 |
Relações de marcha: 2a | 2,056 |
Relações de marcha: 3a | 1,619 |
Relações de marcha: 4a | 1,333 |
Relações de marcha: 5a | 1,154 |
Relações de marcha: 6a | 2,219 |
Embreagem | Multidisco, em banho de óleo |
SUSPENSÃO | |
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Dianteira: | Garfo telescópico de 41 mm |
Traseira: | Amortecedor a gás com ajuste de pré-carga da mola e atuação por link |
FREIOS | |
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Dianteiro: Tipo | Disco semi-flutuante de 310 mm. Pinça de dois pistões |
Traseiro: Tipo | Disco de 220 mm. Pinça de dois pistões |
PERFORMANCE | |
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Potência máxima | 48cv / 10.000 rpm |
Torque máximo | 3.9 kgf.m / 8.000 rpm |
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